sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A madrugada de sexta (31) para sábado (1º) será o melhor momento para enxergar os satélites


Na última quarta-feira, a SpaceX, do bilionário, adicionando 60 deles aos 180 já em órbita. Durante as próximas semanas, os satélites poderão ser vistos da Terra, mesmo a olho nu.
Os 60 novos satélites da SpaceX alcançaram, com sucesso, uma órbita de cerca de 440 km de altitude. Eles poderão ser vistos porque estão bem juntos e em órbita relativamente baixa. Aqui no Brasil, a melhor oportunidade de enxergá-los será na madrugada de sexta (31) para sábado (1º), se não houver muitas nuvens ou chuva.
Até domingo (2), a nova frota Starlink estará mais visível por aqui antes do nascer do Sol, entre 4h50 e 5h10 da manhã, e também no início da noite, entre 19h20 e 19h40.
Para quem quiser ver os satélites da empresa de Elon Musk, é bom aproveitar as próximas semanas, já que com o tempo, eles vão se separar e subir para sua altitude operacional (cerca de 550 km). Nesse ponto, será praticamente impossível vê-los sem a ajuda de um telescópio.
Ao olhar para o céu na madrugada de sexta (31) para sábado (1º), será possível enxergar uma espécie de "trenzinho" luminoso, como se fossem estrelas se mexendo. Na realidade, os satélites não emitem luz própria, portanto, o que enxergamos é a luz do Sol refletida na carcaça de metal dos satélites.
A trajetória da quarta frota de satélites Starlink pode ser acompanhada, ao vivo, por calculadoras astronômicas como as dos sites Heavens Above e N2YO. Com eles, é possível descobrir os horários exatos das próximas passagens do satélite sobre sua localização.
O NY20, inclusive, percebe automaticamente a sua localização pelo IP, então basta clicar para ver quando os satélites poderão ser vistos na sua cidade. Quanto mais forte for o tom de amarelo, mais visível será a passagem.
O Heavens Above funciona de forma parecida. Ao selecionar um local no Brasil, o site passa a ser exibido em português, indicando quais passagens serão visíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário